FIQUE LIGADO!





CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017         
No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola. 
Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.
O texto-base está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel.Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.
Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Curiosidades:
- Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Observe:
Árvore símbolo da região Norte – castanheira;
Árvore símbolo da região Nordeste  carnaúba;
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;
Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
Árvore símbolo da região Sul – araucária.
Referência

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "21 de setembro - Dia da Árvore"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm>. Acesso em 23 de setembro de 2016.





ALIMENTOS DO MÊS DE JUNHO.

Vamos ficar atentos para os alimentos da safra de junho, oportunidade para encontrar ofertas e qualidade.
clique na imagem para ampliar.


SEMANA DA SAÚDE DA MULHER


clique na imagem para ampliar



Safra é o período de preparo do solo até a colheita de determinados alimentos, ou seja, é a época que o alimento mais produz. O plantio e a colheita na época certa proporcionam aumento da produtividade e melhoria considerável na qualidade do alimento.

ALIMENTOS DO MÊS: MAIO

Fique ligado nos alimentos mais facilmente encontrados no mês de maio e vamos aproveitar as opções.
clique na imagem para ampliar



CAMPANHA DA FRATERNIDADE VAI REFLETIR SOBRE O ECUMENISNO E O MEIO AMBIENTE.

A Campanha da Fraternidade de 2016 será ecumênica, ou seja, reunirá outras igrejas cristãs além da católica. Tal como nas três versões anteriores, a ação será coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).


 Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016 apresenta o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade e tem como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). O objetivo principal é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
Nesse tema e nesse lema, duas dimensões básicas para a subsistência da vida são abarcadas a um só tempo: o cuidado com a criação e a luta pela justiça, sobretudo dos países pobres e vulneráveis. Nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica, queremos instaurar processos de diálogo que contribuam para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia. Faremos essa reflexão a partir de um problema específico que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país.
Fonte:http://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/campanha-da-fraternidade-2016-ecumenica-e-ambiental/


2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
Agência da ONU quer promover o poder das proteínas e os benefícios à saúde dos legumes secos; chefe da agência disse que leguminosas são importantes para segurança alimentar, principalmente em países em desenvolvimento.
Leguminosas fazem parte da dieta tradicional e geralmente são produzidas por pequenos agricultores. Foto: FAO/Giuseppe Bizzarri
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, lançou, esta terça-feira, oficialmente 2016 como sendo o Ano Internacional das Leguminosas.
O objetivo da agência da ONU é promover no ano que vem o poder da proteína e os benefícios à saúde dos legumes secos.

Feijão
As leguminosas mais populares são os diversos tipos de feijão: preto, mulatinho, manteiga e carioca; grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha e fava, entre outros.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse que "as leguminosas são colheitas importantes para a segurança alimentar de grande parte das populações, em particular na América Latina, África e Ásia.

Nessas regiões, as leguminosas fazem parte da dieta tradicional e geralmente são produzidas por pequenos agricultores.
Segundo Graziano da Silva, "elas têm sido também parte essencial da dieta humana há vários séculos. Apesar disso, o valor nutritivo das leguminosas não é reconhecido e muitas vezes é desprezado".

Fome e Desnutrição
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que esses alimentos contribuem de forma significativa para combater a fome, a segurança alimentar, a desnutrição e os desafios ambientais e de saúde.

A Assembleia Geral da ONU declarou 2016 como o Ano das Leguminosas com o tema: "Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável". A meta é chamar atenção para os muitos benefícios desses alimentos, como também para aumentar a produção e o comércio.

Segundo a FAO, as leguminosas representam uma fonte alternativa de proteínas mais barata do que as encontradas nas carnes. Elas também têm o dobro das proteínas do trigo e o triplo do arroz.
Graziano da Silva disse ainda que as leguminosas são ricas em micronutrientes, aminoácidos e vitamina B, substâncias que as tornam partes essenciais de uma dieta saudável.
Fonte: http://www.unmultimedia.org


2015   ANO INTERNACIONAL DOS SOLOS
Eleito como tema do ano de 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o solo é um dos materiais biológicos mais complexos do planeta. Leva mais de mil anos para formar dois centímetros de solo superficial, e apenas um punhado dele pode conter bilhões de micro-organismos.
A nomeação de 2015 como Ano Internacional dos Solos é uma tentativa da ONU de chamar atenção para a riqueza e a fragilidade do recurso, além de mobilizar a população para a importância de preservar e de recuperar os solos, devido ao desmatamento ou ao uso agrícola inadequado.
Os índices de degradação e contaminação do solo são alarmantes: 33% das terras do planeta estão degradadas, por razões físicas, químicas ou biológicas, estima a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Sem o solo, ficaríamos sem ter o que comer e perderíamos um dos serviços ecossistêmicos vitais que sustentam nosso bem-estar econômico, social e ambiental.
A agenda de debate do tema é para o ano todo. Ao mesmo tempo em que negociadores climáticos estarão reunidos em dezembro deste ano, em Paris, para a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP21) cientistas de todo o mundo também se reunirão, em Dijon, na França, para a primeira Conferência Global sobre Biodiversidade dos Solos. Logo em seguida, será lançado o primeiro Relatório Estado dos Recursos do Solo Mundiais.
Para registrar tudo a respeito dessa celebração, a FAO lançou site em seis idiomas (árabe, espanhol, francês, inglês, japonês e russo). E listou seis fatos sobre solos saudáveis:
- são a fundação para a vegetação, que é cultivada ou manejada para alimentação, fibra, combustível e produtos medicinais;
- são a base da produção de comida;
- sustentam a biodiversidade do planeta e eles abrigam um quarto do total;
- ajudam a combater e a adaptar às mudanças climáticas ao ter papel fundamental no ciclo de carbono;
- armazenam e filtram água, melhorando nossa resiliência a enchentes e secas;
- é um recurso não renovável, o que torna sua preservação essencial para a segurança alimentar e para nosso futuro sustentável.


Para dar força à causa, o dia 5 de dezembro também foi instituído Dia Mundial do Solo, e foi celebrado pela primeira vez em 2014. No vídeo abaixo, feito pela ONU para comemorar a data.
por Marina Maciel - Planeta Sustentável





CIRCUITO TELA VERDE

O Núcleo de Educação Ambiental José Antônio Simas, foi contemplado com o programa nacional “Circuito Tela Verde”. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do  Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAV do Ministério da Cultura – MinC. O CTV tem como  objetivo estimular a produção  audiovisual independente sobre  a  temática socioambiental.
Com uma linguagem simples e temática socioambiental, os vídeos visam estimular crianças, jovens e adultos nas questões ambientais e a olhar seu meio e suas realidades de maneira consciente e crítica.  A comunidade não só pode como deve participar  destes processos  voltados para a sustentabilidade  e  consciência coletiva.

A 5ª edição aborda temas como: resíduos sólidos, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais (incluindo indígenas), Unidades de Conservação, agricultura familiar, combate ao desmatamento, entre outros.



Junte seu grupo e venha participar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário