terça-feira, 4 de agosto de 2015

COMEÇA A COLETA SELETIVA EM JOÃO MONLEVADE

No dia 03 de agosto, a coleta seletiva foi oficialmente implantada na cidade de João Monlevade. A Atlimarjom – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, através da parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal, deu início o coleta que inicialmente atenderá 18 bairros. A coleta acontecerá em dias alternados à coleta do lixo comum.



Precisamos entender o impacto do lixo no meio ambiente, especialmente na água, no solo e no ar. Hoje uma pessoa produz de 0,5 a 1 kg de resíduos sólidos por dia. A natureza sempre foi muito eficiente em transformar seus resíduos, entretanto com o crescimento da população, o consumo desenfreado de produtos difíceis ou impossíveis de serem degradados, supera a capacidade de degradação pelo meio ambiente.
A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar os impactos causados pelo lixo, e promover uma melhor qualidade de vida para a população.

Muito importante também é nossa mudança de atitude ao uso dos recursos naturais, ao repensar nossos hábitos, e optar pela redução na geração de resíduos.

A colaboração e participação de toda a comunidade é fundamental para o sucesso desse projeto, e os benefícios serão nossos.

Como separar o lixo:
Lixo seco: é todo material reciclável – papel, papelão, vidro, metal, plástico.
Lave as garrafas, plásticos e vasilhames, isso evita mau cheiro e proliferação de insetos. Não amasse ou molhe os papeis e papelão, embale os vidros quebrados e abaixe as tampas das latas de metal.

Lixo molhado: é todo o material que não é reciclável – papel engordurado, fotos, carbono, etiquetas adesivas, metalizados, clips, esponja de aço, grampos, espelho, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, cabo de panelas e tomadas, restos de alimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário