quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NOVOS MORADORES DO NÚCLEO

Frequentemente temos observado, um casal de Jacús andando tranquilamente por toda a área aqui da Amepi. Eles parecem bem tranquilos e muito a vontade. Vocês conhecem esta ave? que tal sabermos um pouco mais sobre elas?

JACUAÇU - Dusky-legged Guan 
Penelope obscura (Temminck, 1815) 

Família: Cracidae

AMEAÇAS:Por ser uma ave estritamente florestal, sofre ameaça de perda de hábitat causada pelos desmatamentos. Além disso, as populações da espécie vêm diminuindo devido à caça ilegal.

DESCRIÇÃO:
Mede aproximadamente 73 cm e pesa cerca de 1,2 kg. Coloração verde-bronze escura. Manto, pescoço e peito com finas estrias brancas, e pernas pretas. A garganta é nua e vermelha. O macho tem íris vermelha e a fêmea íris castanha. Habita o interior da floresta e ocupa o estrato alto da mata. 

ALIMENTAÇÃO:
Frutos, folhas e brotos e flores de várias espécies de plantas, sendo um importante dispersor de semente (“plantador da floresta”). Entre os frutos consumidos por esta ave estão o murici, a caneleira e o palmito (Euterpe edulis). Também se alimenta de moluscos, gafanhotos e pererecas. 

REPRODUÇÃO:

É uma espécie monogâmica e o macho alimenta a fêmea no período reprodutivo. O ninho é colocado em árvores altas, ramos sobre a água e troncos caídos. Pode utilizar ninhos abandonados de outras aves. A fêmea põe de 2 a 3 ovos lisos e brancos e a incubação dura 28 dias. 

OBSERVAÇÕES:

Produz som instrumental com as asas, muito conhecido pelos caçadores. Costuma pousar sempre nos mesmos locais para dormir. 

REFERÊNCIAS: 
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ. 

fonte: http://www.ra-bugio.org.br/ver_especie.php?id=103





Nenhum comentário:

Postar um comentário